Vale anuncia investimento bilionário no Programa Novo Carajás

A Vale (VALE3) anunciou um investimento de até R$ 70 bilhões no Programa Novo Carajás, voltado à retomada e manutenção dos volumes de minério de ferro e à expansão da produção de cobre. O lançamento do programa ocorreu em solenidade realizada no município de Parauapebas (PA).

De acordo com a mineradora, a iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico da empresa na região de Carajás, uma província mineral rica em recursos essenciais para a descarbonização e a transição energética global. O programa busca reforçar o compromisso da Vale com a mineração sustentável e consolidar o protagonismo do Brasil na produção de minerais críticos.

“Carajás é um caso de sucesso de parceria entre setor público e privado, voltada para a proteção da floresta onde operamos. Utilizamos processos de mineração a seco e tecnologias inovadoras para extrair cerca de 60% do minério que o Brasil exporta. Esse projeto traz ganhos para o país e pode posicioná-lo na liderança global do fornecimento de minerais estratégicos, reforçando seu papel no combate às mudanças climáticas”, afirmou Gustavo Pimenta, presidente da Vale.

A previsão é que a produção de minério de ferro em Carajás atinja um ritmo de 200 milhões de toneladas por ano (Mtpa) até 2030. Esse aumento virá do adicional de 20Mt com a expansão da mina de Serra Sul (S11D) e da reposição da exaustão das minas atualmente em operação.

 

Previous post Estados Unidos e Rússia encerram reunião histórica sobre fim da guerra na Ucrânia
Next post ICJ se lança como instituição EAD no Brasil com cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado