Determinação, foco, esforço e resultados são os quatro pilares da alta performance, de acordo com mentor e estrategista em carreiras, Rogério Magalhães

Em um cenário onde médicos, empresários e profissionais de alto desempenho enfrentam desafios cada vez mais complexos, Rogério Magalhães, mentor estratégico e referência nacional em desenvolvimento de líderes, defende que o sucesso sustentável não nasce apenas do conhecimento técnico, mas da solidez de quatro pilares comportamentais: determinação, foco, esforço e resultados.

“Esses pilares não são conceitos soltos, e sim, a espinha dorsal de qualquer trajetória de excelência”, afirma o especialista, que já impactou milhares de médicos no Brasil por meio de seus programas de mentoria e gestão empresarial na saúde.

De acordo com o mentor, “Determinação” é o ponto de partida, “é o compromisso inegociável de seguir, mesmo nos dias em que a motivação não aparece. É a decisão firme de continuar, apesar dos obstáculos.”, afirma.

O segundo pilar, conforme a opinião do estrategista, é o “Foco”, que ganha cada vez mais relevância em um mundo hiper conectado, “não é só saber o que você quer, é ter coragem de dizer não ao que te afasta disso. É ter disciplina mental em um universo cheio de distrações.”

Já o “Esforço” é representado pelo suor diário, o pilar da consistência. “Talento é importante, mas é justamente o esforço que constrói os resultados extraordinários. É o que você faz no silêncio e que grita no palco.”, comenta ele.

Por fim, o “Resultado” é o reflexo de todo o processo e não somente o objetivo final, “é a consequência natural de quem planta com estratégia, executa com disciplina e se recusa a ser comum.”, complementa.

Rogério Magalhães tem sido procurado por profissionais de vários segmentos que desejam, mais do que técnica, construir autoridade, independência e sucesso com propósito.

Para ele, esses quatro pilares não são apenas palavras, e sim, princípios vivos que norteiam líderes em todas as áreas.

“O futuro pertence aos determinados, aos focados, aos incansáveis. E o resultado sempre chega para quem honra o processo.”, finaliza.

Mover os Ponteiros

A expressão “mover o ponteiro” é utilizada, de forma significativa, à uma série de estratégias alinhadas em marketing, atendimento e processos internos, capazes de gerar impacto mensurável, no sentido de acelerar os resultados. Na opinião do mentor e especialista em gestão e estratégia de carreiras, Rogério Magalhães, para “mover os ponteiros” é preciso adotar medidas claras para estabelecer esta mudança horária e avançar.

“Primeiramente é necessário foco no posicionamento e no público-alvo, isto é, definir com clareza a quem seu negócio se destina, além de posicionar-se como referência para esse público. Identificar um nicho específico e criar um conteúdo educativo e altamente especializado para atrair a audiência certa. Usar depoimentos de clientes satisfeitos para reforçar sua autoridade”, comenta Magalhães que prossegue, “além disso, é preciso otimizar a jornada do cliente no desenvolvimento de uma experiência única desde o primeiro contato até o pós-atendimento. Para isso é preciso facilitar, como exemplos, agendamentos com ferramentas online e comunicações automatizadas. Além disso, personalizar o atendimento e ainda, promover um ambiente agradável com espaços que transmitam cuidado e profissionalismo”.

Na visão do mentor, como estratégias de captação é necessário investir em canais e campanhas que gerem visibilidade e atraiam novos clientes de forma consistente. Parcerias locais são excelentes pedidas. Não esquecer de usar campanhas com base em redes sociais para atrair pessoas com base na localização e interesses mútuos. Ofereça também benefícios para clientes que indicarem outras pessoas, como descontos, entre outros.

No entanto, para o especialista, algumas estratégias que são implementadas em negócios podem atrasar os ponteiros, “dar foco exclusivo no preço baixo ou tentar atrair clientes apenas com preços módicos pode criar a percepção de falta de qualidade ou desvalorizar os serviços.”.

 

Rogério Magalhães

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, é pós-graduado em Marketing pela FGV, em estratégia de marketing pela Universidade de La Verne (Califórnia – Estados Unidos), e em Administração Executiva Sênior pela UFRJ, além de especialista em vendas e marketing pela Universidade de Berry (Flórida – Estados Unidos) e em gestão empresarial pela Business School SP. Foi gestor comercial de empresas multinacionais como a farmacêutica Schering Plough e gerente comercial da Sanofi-Aventis. Tem diversas especializações em universidades e escolas internacionais

Previous post Empreendedorismo no Brasil: entre desafios e oportunidades, brasileiros reinventam o próprio futuro
Next post Novas regras do Crédito do Trabalhador permitem troca de dívidas por juros menores